domingo, 2 de janeiro de 2011

O poder de Madonna?



“Madonna! Apenas ao dizer esta palavra eu me sinto poderosa. Mesmo como narradora, eu a adoro... desde que era uma garotinha. Foi mal, Angie Jolie, Catherine – a Grande... Madonna é a mulher mais poderosa que já andou sobre a face da Terra.” Com essa frase a personagem Sue Silvester (Jane Lynch) abre o episódio e o roteirista da série – Ryan Murphy – inicia sua incansável temporada de tributos cansativos e desmerecidos. 

Episódio número quinze do B9 da primeira temporada: The Power of Madonna

Se é algo que não dá para entender é esse tributo. O roteirista Ryan Murphy resolve escrever que a “vilã” da série nutri uma obsessão pela cantora metamorfa Madonna, e simplesmente a personagem acorda um dia, escreve no seu diário o prólogo citado acima e resolve impor ao diretor da escola na qual trabalha que ao longo da semana a escola só toque músicas da Madonna Por meio de chantagem Sue consegue.
A personagem conta uma breve biografia da cantora e aponta fatos onde fica nítido a inversão de valores que a cantora prega de uma forma insana, mas de acordo com a personagem Sue é de forma “inspiradora”.




Sue contata dois componentes do Glee New Directions (Kurt e Mercedes) e os transformam de cheerios para elaborarem um número musical da Madonna – a música escolhida para tal apresentação é a música em parceria com o cantor Justin Timberlake e o produtor musical Timbaland – “4 minutes”.
É um episódio que mostra aos telespectadores um pouco da história da vida de Sue Silvester – a protagonista do episódio – e a triste história sobre o seu cabelo.

Mas a trama não para por aí, as meninas do glee começaram a demonstrar suas insatisfações com os namorados, seus anseios e dúvidas e eis que o “herói” professor Schuester (Mr. Schue) entra na sala e ouve o desabafo. Após ver Sue ensaiando Madonna com suas cheerios resolve se aproveitar do tema para o glee club que dirige. Então Madonna toma conta do episódio inteiro e não há mais volta. Os corredores da escola, as apresentações do New Directions e o ginásio, dançam, cantam e se caracterizam da julgada “diva pop”. 



O episódio é composto por sete músicas: A primeira a ser cantada é “Express yourself”, onde há um erro trágico de continuidade da personagem Quinn Fabray (Diana Agron) que interpreta uma jovem grávida no qual ao longo da performance está vestindo um corpete que esconde sua barriga aparentando um abdômen reto.

A seguinte música é um dueto Finchel no qual Finn e Rachel tentam mostrar para os meninos do glee (desconfortáveis com o tributo à Madonna) como pode ser legal cantar algo da “diva”, então é feito o mash up da música “Boderline” e “Open your heart”

A terceira música é estrelada por Sue Silvéster cantando “Vogue” com a produção de Kurt e Mercedes. “Vogue” dá para arrancar boas gargalhadas com uma mensagem - de ódio ao Mr. Schue - nada subliminar que ela canta no final da música.

“Like a virgin”, a música que embala a tensão da primeira relação sexual de três personagens: Finnocência, Rachel Berry e Emma Virgin. Essa cena é o auge da insanidade de Ryan Murphy, no qual coloca o personagem Finnocência demonstrando total indiferença ao sexo, após sua primeira relação sexual com Santana Hot, Finnocência simplesmente “faz a egípcia”. Lembrando que o personagem tem 16 anos e pela lógica biológica ele estaria em um longo desespero por alguma vida sexual.

A quinta música é “4 a minutes”

A sexta música “What it feels like for a girl” que é cantada pela ala masculina do glee para tentarem entender melhor as mulheres.

A última música e amém é “Like a prayer”, com todo o glee reunido com um coral extra que lembra muito os das igrejas norte-americanas.



Esse episódio conta com a participação do artista Jonathan Groff, que interpreta o galã Jesse st. James (vocal solo do glee Vocal Adrenaline – concorrente do New Directions) que tem um envolvimento romântico com Rachel Berry (vocal solo do glee oponente).
A história dos dois começa no episódio quatorze “Hell-O” onde fica claro o desgosto do glee New Dicetions sobre o relacionamento de Rachel com o Jesse, pois para eles Jesse era um espião do glee concorrente. Rachel tenta enganar o grupo dizendo que não está mais com Jesse, mas ela não consegue esconder.

No início do episódio mostra uma cena quente do casal St. Berry, no qual Rachel coloca um basta antes de ser feliz para sempre e perder a virgindade com Jesse. Ele vai embora e ela fica pensativa e pede conselhos para as meninas do glee que no fundo não a ajudam, só aproveitam a oportunidade para desabafam sobre como são mal tratadas pelos rapazes.


Jesse e Rachel se encontram às escondidas e ele se mostra compreensivo e um cavalheiro diante da situação de rejeição da Rachel. Como Jesse é um galã dramático, fala meia dúzia de palavras bonitas e Rachel resolve se entregar ao Jesse. Eis que vem “Like a Virgin” e após uma bela apresentação com um figurino tenebroso, Rachel resolve não se entregar ao Jesse. “Like a Virgin” foi apenas na imaginação da Rachel, onde há três duetos: Santana Hot e Finnocência (que perde a inocência, mas continua inocente), Emma Virgin e Mr. Schue e Rachel e Jesse T. (lê-se TESÃO). Jesse mais uma vez é compreensível e Rachel explica não se entregar de corpo e alma a ele, pois achava que seria traição com o glee no qual faz parte. Sem pensar duas vezes, Jesse transfere sua matrícula para a escola da Rachel e eis que vem a prova de amor mais linda da história da série: Rachel indaga não entender o porque Jesse ter feito isso, e ele responde que “quando você ama uma coisa, você deve lutar por ela” e que seria incompleto se tivessem que ficar em equipes opostas e por isso havia largado o Vocal Adrenaline – pela Rachel.


Enquanto isso o Finn – no auge do seu egoísmo – continua achando que tudo é um complô contra ele, pois ele ainda não havia entendido que a Rachel já havia superado-o.
O personagem Jesse St. James parece ter saído de um conto de fadas, no qual o cavalheiro luta pela donzela, trajado com armadura reluzente, espada e vem montado em cima de um cavalo branco. Ele chama o Finnocência para um duelo que é recusado com palavras de boas vindas ao novo integrante do New Directions.

Embora o episódio gire de forma exagerada em torno de Madonna ao ponto de compará-la com grandes personagens históricos e colocá-la de forma superior, há coisas engraçadas, como algumas falas de Brittany, da Santana e do próprio Jesse. É um episódio romântico e de arrancar suspiros.







(Por Beatriz Cruz)






Nenhum comentário:

Postar um comentário