sábado, 1 de janeiro de 2011

Porque Sou St.Berry


Como assídua espectadora de várias séries, aprendi a me identificar, a gostar, a odiar certos personagens. Alguns era pela interpretação fraca dos atores outros pela própria história dos personagens.

Glee é uma série maravilhosa, tem suas falhas como qualquer outra série... Mas parece que quando o assunto abordado é cercado no Finn, elas ficam mais graves.
Como logo no pilot da série, a famosa frase do “… Ela fez uma cirurgia” “Que tipo de cirurgia?” “Ela… Removeu a próstata.” - ou quando ele acredita que engravidou a Quinn Fabray por terem tido um momento de “alívio próprio” dentro da hidromassagem. 
Eu costumava a ignorar, pois não era o que eu apreciava na série.

Comecei a reparar na Rachel. Apesar de chata e mandona, era a melhor dentro do programa.

Nunca teve uma real competição até a chegada de April Rhodes - uma antiga integrante do Clube Do Coral, da época do Will. Mas além de uma consagrada estrela da Broadway que tinha participado só de um episódio da série… Ficou um buraco. 
Ninguém era tão boa como a Rachel.
A série ficou naquele drama da garota talentosa e esperta, mas com baixa auto estima e que cantava musicas sobre um amor impossível por não se achar á altura das outras meninas. 
Teve um envolvimento de um episódio com o personagem Puck, que rendeu praticamente 20% dos fãs da série presos ao “Puckleberry”
Tentaram humanizar o “Finn” de todas as maneiras possíveis, até arrumaram em um episódio um amigo paraplégico para ele que nunca ninguém havia ouvido falar.
Colocam esse personagem em uma espécie de pseudo-dilema sobre sua popularidade, como se fosse a coisa mais importante no meio adolescente. Como se ele escolher não virar um garoto de cadeira de rodas em um banheiro químico fizesse dele quase um santo.
A interpretação do ator que faz esse personagem é resumida em 4 caras:
Quando ele está beijando alguém:
“Não sei o que estou fazendo.”
Sorrindo de lado do jeito mais forçado possível e balançando a cabeça:
“Tive uma idéia genial.”
Essa aqui já foi usada algumas vezes.
 ”você me traiu!” 
Com a pior expressão de raiva que eu já um ator fazendo em toda a minha vida.
E por último, mas não menos importante:
“A cara de nada.”
É o que ele faz quando está pensando.
São essas… Nenhuma mais.
Quero dizer, dá para ver mais expressões faciais em atrizes com botox e nos Simpsons que é um desenho do que nele!
Como a série é de tema musical, esperamos que pelo menos na parte que importa essa pessoa corresponda as expectativas.
Também não. Ele não sabe cantar. Quero dizer, um pouco, no chuveiro pode ser… mas nunca nivelou com a Rachel.
Aí o personagem do Jonathan Groff apareceu. 

Já na primeira cena eu senti a diferença.
Mesmo que as pessoas argumentem que ele estava mentindo ou interpretando, vamos falar a verdade, temos mais expressões e química entre um cara que estava “mentindo” do que o “herói” da série.
Pode falar que eu estou exagerando. Mas é porque eu nem comecei a falar das bobagens que esse personagem já fez.
Começando pelo 1x14 Hell-o
Naquela época eu não tinha shipper entre as “crianças” de Glee. 
Comecei assistir o episódio pensando “Agora o foco vai ser aquele casal chato pra cacete, Rachel e Finn…”
Eu fiquei impressionada como ele ainda gostava da Quinn depois de tudo que ela fez ele passar?
Eu sempre falo dessa coisa inexplicável do Finn sempre querer o que não tem.
Quando a Rachel era só atenções Leia-se perseguição  para o Finn e não tinha nenhuma competição.
Ele esnobava dela. Foi necessário um encontro com duas mulheres poderosas que meio que ofereceram “Make out in front of you” que ele ficou com medo e voltou para a Rachel.
Felizmente ela já tinha conhecido o “Novo Testamento De Glee” e voltou a ser a Rachel do “My dreams I bigger than that, and they’re bigger than you!”
Uma Rachel comprometida, mas ao mesmo tempo poderosa e independente, o que todos nós sabemos que não acontecesse quando ela está namorando o Finn.
Depois da cena do Finn contando para o Schuester que eles tinham um “problema” apareceu o Jesse em performance pela primeira vez em uma musica de Rock Pesado.
A minha boca secou com a voz dele.
Tinha ouvido Hello antes e como encaixava na voz da Rachel. Não desaparecia quando ela começava a cantar como sempre acontece quando ela canta com o Finn.
Tão poderosa. Era ele!
Finalmente alguém do sexo masculino que tinha o nível da Rachel.
Aparentemente não foi só eu.
No decorrer da cena apareceu o Will de boca aberta com cara de “Estou ferrado” olhando para uma apresentação de rotina do Vocal Adrenaline. 
O casal continuou. Embora houvesse rumores que o Jesse estava só espionando o ND…
O que é um absurdo porque o VA não é o mesmo tipo de Coral do ND. 
Ganhou vários fãs… Vendo que eles precisavam ganhar de volta o “casal principal” porque o Jonathan não é ator de série. 
Ele é do teatro, ficaria muito trabalhoso manter um personagem desse jeito.
Eles decidiram colocar o personagem completamente mal.
Pensando: “O que é a coisa mais horrível que o Jesse poderia fazer com a Rachel?”
A brilhante resposta do idiota do Ian foi:
“Ovada nela!”
Como se isso fosse uma coisa que o Finn já não tivesse feito milhões de vezes com o Puck contra os mais fracos, mesmo sem nada importante em jogo.
O Jesse precisava ganhar a confiança do time.
É só ver a cara de dor que ele faz e como ele hesita na hora de fazer isso.
Ele tinha comentado com a Rachel no Hell-o que tinha conquistado uma bolsa completa em uma excelente faculdade.
Aqui no Brasil é relativamente fácil estudar no Ensino Superior se você é inteligente ou bom o suficiente para a coisa. 
Mas nos Estados Unidos é complicado.
O Ensino Superior lá é super elitista e mesquinho. 
O que eu estou tentando dizer é que se você perde algo tão grandioso como as “Nacionais” automaticamente você já perdeu sua bolsa.
É injusto? Muito. Mas ele fez pela carreira dele. Eu entendo.
Faria a mesma coisa no lugar dele.
Qualquer um faria por uma oportunidade como aquela.
Como o Finn já tinha feito com a Rachel no “The Rhodes Not Taken”
Lembrando que o caso do Finn nem era uma chance clara. 
Era só uma oportunidade que ele nunca de fato tinha recebido.
Para ajudar a namorada dele.
Ele fingiu estar interessado na Rachel. 
Mesmo não tendo nenhuma intenção de largar a Quinn.
Agiu como se fosse fazer isso. 
No episódio Ballad, temos mais uma vez Rachel apaixonada sem ser correspondida.
Uma frase que o Will disse ficou na minha mente por muito tempo:
“I know it’s not always easy for you Rachel. I know that there are some things about yourself that you think you’d like to change…
 “You should know that there’s some boy out there who’s gonna like you for everything you are. Including those parts of you that even you don’t like.”
Bom, todos sabemos que o Finn odeia todas as partes da personalidade da Rachel.
Como no começo da segunda temporada, no primeiro episódio deles como verdadeiramente um casal…
A primeira cena é dele esnobando dela e virando os olhos para as coisas que ela falava para o Jacob!
É só não ter competição que ele volta a ser ele mesmo.
Fazendo aquela cara de idiota, ou como eu falei lá em cima Cara De Nada.
Essa segunda temporada Glee não se achou.
Não sou eu quem fala.
É o chefão Ryan Murphy.
Falaram que iam deixar Finn e Rachel pela temporada inteira.
Não chegaram nem ao episódio 9 e já terminam.
Porque ninguém aguenta eles dois juntos.
Eles trazem o pior um do outro.
Exemplo: Rachel manda uma garota para uma casa de drogas só porque não confiava que conseguiria se manter como voz principal. 
Claro que para Finn é fácil ter o ‘lado sem noção’
Mas eu vi o outro lado da Rachel. Um lado onde ela está segura sobre o talento dela.
Um lado onde ela é amada por ela mesma.
Um lado onde a parte dramática dela não era vista como “insuportável” mas sim como um ponto em comum entre duas personalidade bem parecidas.
Verdade seja dita: Ninguém aguenta um casal que não tem nada em comum por muito tempo.
Quais são os ângulos para ser abordados?
Quais vão ser as cenas que os fãs não vão cansar de ver?
Estava tão horrível de escrever Finn e Rachel para os roteiristas que eles inventaram uma história completamente sem sentido onde a Rachel fala para o Finn “Você desperta o melhor em mim.”
Claro, o melhor dela é desesperada, se humilhando. Sendo constantemente motivo de piadas que eu entendo o Finn não chegar e revidar…
Mas ele ria das piadas que faziam contra a Rachel.
Na época em que ele nem pensava em chegar perto dela e hoje em dia também!
Esse cara de tão hipócrita chegou ao ponto de terminar com ela só porque ela tinha beijado outro cara.
Quando ele já tinha ficado com ela 2 vezes quando namorava a Quinn e ter quase traído ela com duas ao mesmo tempo!
Isso só não aconteceu porque a Rachel percebeu que elas estavam cheias de graça com ele e perguntou o que estava acontecendo.
Rachel só teve o seu momento com o Puck depois de ouvir o Finn falando sobre outra mulher e ainda frisando o quanto ela é mais gostosa do que a Rachel.
Ele não ama a Rachel e eu desconfio que ela também não.
Amor não é desesperador a ponto de te deixar cega para as coisas boas e ruins que você faz.
Amor não ri da pessoa que ama sabendo que aquilo ia machucar essa pessoa.
Amor não desiste do outro só por causa de reputação.
Eu acho que a Rachel ama a idéia de não estar sozinha.
Já o Finn amava a idéia de ter uma virgenzinha ao lado dele.
Vendo que se fosse pela a Rachel ela já teria dado pra outro cara. 
Ele caiu fora. Do mesmo jeito que ele fez com a Quinn.
Então, além de mal interpretado *Não é culpa do Finn, but still sucks!* mal cantor, mal namorado.
Prova disso é que ele teve duas namoradas e as duas chifraram ele.
Mal perdedor, sempre que aparece uma competição ele age de forma mesquinha.
Ele acreditou que só tinha três desejos para fazer pra um “pão mágico” ele pediu pra ser o quarterback do time enquanto o cara que ele considerava seu novo pai estava em coma!
Enfim, Eu odeio o Finn.
Estou ansiosa para a volta do…


Lindo do Jonathan Groff.




(Por Gina Maria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário